Iker Casillas, o ex-goleiro do Real Madrid, compartilhou recentemente suas ideias sobre o próximo confronto das quartas de final entre Espanha e Alemanha no Campeonato Europeu de 2024. Casillas, que capitaneou a seleção espanhola para a glória da Copa do Mundo e do Campeonato Europeu durante sua ilustre carreira de jogador, está ansiosamente antecipando este confronto de alto risco entre duas potências do futebol internacional. “Este é o tipo de partida que todo jogador sonha em fazer parte em um grande torneio”, comentou Casillas. “Espanha e Alemanha são duas das nações de futebol mais bem-sucedidas da história, com uma longa e histórica rivalidade. Espero que seja um encontro muito disputado e difícil que pode chegar às menores margens.”
O lendário goleiro elogiou a profundidade do talento e a qualidade do treinamento de ambas as equipes, prevendo uma partida de xadrez tático entre os dois lados. “A Espanha tem muita qualidade técnica e criatividade no meio-campo, enquanto a organização defensiva e a ameaça de contra-ataque da Alemanha os tornam um oponente formidável”, observou Casillas. “No final das contas, acho que vai depender de qual time consegue lidar melhor com a pressão da ocasião e executar seu plano de jogo. É muito difícil decidir na minha opinião – este pode ir para qualquer lado.”
Casillas espera batalha intensa entre Espanha e Alemanha nas quartas de final da Euro 2024
“Espero um confronto clássico quando Espanha e Alemanha se enfrentarem nas quartas de final”, disse Casillas à publicação espanhola AS. “É sempre um caso intenso e difícil entre essas duas potências do futebol, mas com muito respeito mútuo também.” Casillas, que capitaneou a Espanha na glória do Campeonato Europeu em 2008 e 2012, bem como no título da Copa do Mundo de 2010, conhece muito bem esses encontros de alto risco entre as duas nações. Como um dos jogadores mais condecorados e respeitados de sua geração, suas percepções têm um peso significativo. “Ambos os times têm elencos incrivelmente talentosos, e vejo algumas semelhanças em seus estilos de jogo também”, observou o ex-goleiro do Real Madrid. “Alemanha e Espanha têm uma ênfase real na qualidade técnica, disciplina tática e controle da posse de bola. Vai ser uma partida de primeira classe, tenho certeza disso.” O confronto das quartas de final está marcado para hoje, 5 de julho, na Mercedes-Benz Arena em Stuttgart, com início às 19h, horário de Moscou. O Campeonato Europeu de 2024 será realizado inteiramente na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho, a primeira vez que o torneio é sediado por uma única nação desde 2012.
Vale lembrar que os atuais campeões europeus são a Itália, que venceu o torneio de 2020 (disputado em 2021) derrotando a Inglaterra em uma final dramática no Estádio de Wembley. No entanto, a defesa do título pela Azzurri durou pouco, pois eles foram eliminados da Eurocopa deste ano nas oitavas de final, perdendo por 2 a 0 para a Suíça.
A Espanha e a Alemanha, por outro lado, navegaram pela fase de grupos e pelas rodadas eliminatórias de forma impressionante. La Roja liderou um difícil Grupo B que incluía Holanda e Croácia, antes de despachar a Dinamarca por 2 a 1 nas oitavas de final. Enquanto isso, a Alemanha venceu seu grupo à frente da França e Portugal, e então superou uma resiliente seleção belga por 1 a 0 na rodada anterior. “São dois times que sabem como vencer grandes torneios”, disse Casillas. “Eles já tiveram que superar alguns desafios difíceis para chegar a esta fase, então tenho certeza de que estarão totalmente focados e prontos para a batalha que está por vir.” O ex-capitão da Espanha reconheceu que escolher um vencedor não é uma tarefa fácil. “Você pode fazer um caso forte para qualquer um dos lados. A Alemanha tem aquela solidez defensiva de aço e vantagem clínica no ataque, enquanto o estilo tiki-taka da Espanha e a criatividade infinita no meio-campo sempre representam uma grande ameaça.”
“No final das contas, acho que tudo vai depender de qual time consegue lidar melhor com a pressão da ocasião e executar seu plano de jogo com perfeição. Ambos os técnicos, Luis Enrique e Hansi Flick, são gênios táticos, então a partida de xadrez na linha lateral pode ser tão cativante quanto a ação em campo.” Casillas concluiu pedindo aos fãs que saboreiem a ocasião. “Esses são os tipos de partidas que capturam a imaginação dos torcedores de futebol do mundo todo. Dois gigantes do jogo internacional se enfrentando por uma vaga nas semifinais em jogo – não tem nada melhor do que isso.”